segunda-feira, 15 de março de 2010

O vício da escrita


Esses dias eu vi, ouvi ou li em algum lugar que não me lembro onde - uma dessas semi-informações que passam pela gente diariamente em avalanches consecutivas, em que se pesca idéias sem porquê - algo sobre a profissão de escritor ser a mais explorada, pois, mesmo quando o escritor está de férias ou se divertindo ou simplesmente buscando qualquer coisa nova fora de seu trabalho, ele está escrevendo.

E neste momento, tentando organizar meus afazeres, eu percebi o quanto isso é verdade. E não é somente uma questão de escrever para trabalhar, para relaxar, para se divertir, para se distrair. Como tudo no ser humano, o ato da escrita, mesmo naqueles em que ele é mais espontâneo, tende a falhar em alguns momentos. Mas mesmo nestes ainda há a preocupação com o não escrever ou com o que se escreverá mais adiante.

O escritor, quando não está escrevendo, está recolhendo repertório de tudo para o que escreverá em seguida. Isso quando consegue conter o impulso de fazer anotações.

E eu, que nunca sei de nada, também não sei o quanto isso é bom ou ruim. A escrita me traz a sensação de afazer, de utilidade, de competência, de trabalho e suor, mas também o prazer e o alívio de fluir o que sou. É essência e produto. É um processo exaustivo, mas prazeroso. E nesse contraste entre necessidade fisiológica e mercadológica, se encontram os dedos cansados e humanos por traz do teclado.

E eu me pergunto: até que ponto escrever, para o escritor, não é algo que simplesmente acontece. O resto que seja resto.

Um comentário:

  1. verdade. não tem como parar, em momento algum. se eu não estou escrevendo, estou pensando no que ainda vou escrever, ou no que já escrevi -q e isso é tudo, sempre.

    ResponderExcluir

My Tags

abuso (2) amizade (4) amor (4) ano (1) atualização (1) Avengers (1) bauru (3) blog (2) casamento (1) chagebrazil (1) corpo (6) cultura (4) escrever (2) eu (14) físico (4) fotografia (1) frio (1) Hitler (1) imagem (2) jornalismo (1) laptop (1) literatura (1) livro (1) mestrado (1) música (1) Neil Gaiman (1) nerd (3) olá (1) perseguição (1) promessa (1) racismo (1) religião (1) sentir (9) sexismo (2) sexta feira 13 (1) site (1) sociedade (2) solidão (2) tempo (1) The big bang theory (1) trabalho (4) tristeza (1) tumblr (1) unesp (2) vale se foda (2) vale seja feliz (1) vemprarua (1) vida (9) você (4)